Como é o mercado de trabalho em enfermagem?


11 de Novembro, 2021
c d i

Os profissionais de Enfermagem do trabalho se dividem entre nível superior, técnico e auxiliar.

Dependendo de sua formação, podem assumir mais ou menos responsabilidades nos cuidados com os funcionários e ambientes de trabalho.

É comum encontrar SESMTs ou ambulatórios de empresas em que há profissionais de dois ou mais níveis prestando assistência.

Por que a área de enfermagem é uma boa opção?

O mercado de trabalho do setor sempre está captando mão de obra. De acordo com um estudo realizado em 2016 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mais de 80% dos enfermeiros estão trabalhando.

Desse modo, se você está em busca de segurança profissional, a escolha pelo curso de Enfermagem é uma boa opção, pois o risco de ficar desempregado é bem baixo.

O enfermeiro pode trabalhar em hospitais, clínicas de estética, laboratórios de análises clínicas ou mesmo na área forense, prestando atendimento a vítimas de crimes e colhendo provas. Você também pode escolher lidar diretamente com crianças, idosos ou auxiliar os médicos durante as cirurgias.

Há ainda a opção de atuar na área administrativa, gerenciando equipes nos centros de saúde ou mesmo ir para a pesquisa clínica e desenvolver estudos epidemiológicos, genéticos, entre outros.

O caminho de um enfermeiro até a área de saúde ocupacional passa pela especialização em Enfermagem do Trabalho.

Antes de se especializar, ele precisa concluir o curso de graduação em Enfermagem e obter o seu registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

Em seguida, deve buscar por uma entidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) para realizar a pós-graduação em Enfermagem do Trabalho, com carga horária total de 360 horas.

Vai levar entre 12 e 18 meses para concluir essa formação.

De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), a grade curricular da especialização inclui disciplinas como:

  • Políticas públicas de Saúde do Trabalhador
  • Saúde ambiental e meio ambiente ocupacional
  • Atendimento às doenças ocupacionais
  • Toxicologia ocupacional
  • Educação em saúde ocupacional
  • Aspectos legais e bioética na atuação do enfermeiro do trabalho
  • Atendimento aos acidentes do trabalho
  • Segurança e higiene do trabalho.

Ficou interessado em atuar como Enfermeiro? Então acesse a aba de cursos no nosso site e conheça mais sobre nosso curso de Técnico em Enfermagem.



SAUTEC Instituto